quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O significado de Radhe



The Hague, Holanda: 9 de julho de 2005
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[Como uma invocação no 10º Festival Anual de Harikatha na Holanda, Srila Narayana Maharaja pediu que os devotos cantassem a preces de Srila Rupa Gosvami “Radhe, Jaya Jaya Madhava Dayite.” Srila Gurudeva então explicou detalhadamente tal oração.]

radhe! jaya jaya madhava-dayite
gokula-taruni mandala-mahite

damodara-rati vardhana vese!
hari-niskuta-vrndavipinese!

vrsabhanudadhi-nava-sasi-lekhe
lalita-sakhi! guna ramita-visakhe!

karunam kuru mayi karuna-bharite!
sanaka-sanatana-varnita-carite


Radhe – qual o significado de Radhe? “Aradyate iti.” O próprio Senhor Sri Krsna adora Srimati Radhika, e Radha adora Sri Krsna. Quando Ela surgiu do lado esquerdo de Krsna na rasa-lila, Ela imediatamente correu para adorá-lO – e Ele correu na direção dEla. “Radhe Jaya Jaya – Radhe, que Você seja gloriosa, que Você seja gloriosa.”

“Madhava Dayite – Você é muito querida e próxima do Senhor Madhava.”

yasyah kadapi vasanancala-khelanottha-
dhanyati-dhanya-pavanena krtartha-mani
yogindra-durgama-gatir madhusudano 'pi
tasya namo 'stu vrsabhanu-bhuvo dise 'pi

[“Reverências a direção que aponta a filha de Sri Vrsabhanu. Quando a brisa que vem desta direção move a pontinha das vestes dEla, o Senhor Krsna, o qual não pode ser alcançado nem mesmo pelo rei dos yogis, pensa que Sua vida agora Se tornou um grande sucesso.” (Radha-rasa-sudha-nidhi, verso 2)]

Certa vez, Sri Krsna fez algo que ofendeu Srimati Radhika então Ela entrou em Seu humor zangado. Ela estava sentada de um lado do Radha-kunda enquanto Krsna estava do outro. A brisa vinda do lado de Radha tocou a bela fragrância do Radha-kunda e também o véu de Radhika – não tocou em Radhika, mas no véu que exalava a fragrância dEla. A brisa então tocou Krsna e Ele exclamou: “Minha vida tornou-se bem sucedida! Minha vida é um sucesso!”

Muitos sábios e reis santos são capazes de controlar suas mentes que são deste modo purificadas. Ainda assim, mesmo em sua meditação eles não são capazes de tocar os pés de lótus de Sri Krsna. Por outro lado, por qualquer contato com Radhika, mesmo que seja somente com a fragrância do véu dEla, este mesmo Krsna fica completamente subjugado. Radhika é muito gloriosa.

venum karan nipatitam skhalitam sikhandam
bhrasdanca pita-vasanam vraja-raja-sunoh
yasyah kadaksa-sara-ghata-vimurcchitasya
tam radhikam paricarami kada rasena

[“Quando irei me deleitar no serviço a Srimati Radharani? Atingido pelas flechas do olhar de soslaio de Srimati Radhika, Krsna desmaia, Sua flauta cai de Suas mãos, a pena de pavão desatou-se em Sua cabeça e Seu manto amarelo escorrega de Seu pescoço.” (Radha-rasa-sudha-nidhi, verso 39, Srila Prabhodhananda Sarasasvati)]

Srila Prabhodhananda Sarasvati escreveu: “Quando terei a oportunidade de servir Srimati Radhika com rasa – manjari-rasa – o qual é muito elevado, muito mais do que os estágios transcendentais de sneha, maan, raga, anuraga e ainda mais do que isso.”

akhila-rasamrta-murtih
prasrmara-ruci-ruddha-taraka-palih
kalita-syama-lalito
radha-preyan vidhur jayati

[“Que Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, seja glorificado! Em virtude de Seus aspectos atrativos sempre em expansão Ele subjuga as gopis de nome Taraka e Pali e absorve as mente de Syama e Lalita. Ele é o amante mais atraente de Srimati Radharani e o reservatório de prazer para os devotos situados em todas as diferentes doçuras transcendentais.” (Caitanya-caritamrta Madhya-lila 8.142)]

Quando Sri Krsna toca Sua flauta, todas as gopis são controladas. Ele é um oceano de rasa. Com Sua beleza e pelo tocar da flauta Ele controla Taraka, Pali, Candravali; assim como outras tais como Bhadra e Syamala. Lalita também é controlada por Ele. Ele controla todas as vacas com Sua flauta. Mesmo assim, quando Ele vê Srimati Radhika, esta flauta cai de suas mãos e Sua pena de pavão cai de Sua cabeça aos pés de lótus dEla.

“Brasdanca pita vasanam – Ele não percebeu que Seu manto amarelo também estava caindo. Ele ficou completamente enlouquecido e desmaiou repentinamente.” Srimati Radhika é muito gloriosa e, portanto, Srila Rupa Gosvami canta “Radhe, Jaya Jaya Madhava Dayite.”

Srila Sukadeva Gosvami cita Sri Krsna no Srimad-Bhagavatam:

na paraye ’ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna

[“Não sou capaz de pagar Minha dívida pelo seu serviço imaculado, mesmo na duração de vida de Brahma. Sua ligação comigo está além da reciprocidade. Vocês Me adoraram, tendo rompido todos os laços familiares, os quais são muito difíceis de serem quebrados. Deste modo, por favor, permita que seus próprios atos gloriosos sejam sua compensação.” (Srimad-bhagavatam 10.32.22)]

Srila Jayadeva Gosvami também cita Krsna no Gita-govinda:

smaragarala kandanam
mama sirasi mandanam
dehi pada pallavam udbharam

Sri Krsna implora a Srimati Radhika “Ó Devi, trago Meus ouvidos em Minhas mãos.*[1] Fiz algo errado e, por isso, prometo que no futuro nunca mais cometerei qualquer ofensa contra Você. Fique satisfeita comigo. Ofereço Minha flauta e Minha pena de pavão aos Seus pés. Não consigo tolerar a saudade que sinto por estar separado de Você nem sequer por um momento. Morrerei sem Você, de forma que, por favor, perdoe Minhas falhas. Por favor, perdoa-me.”

Sri Jayadeva Gosvami não pôde escrever isto*[2] mas nossos Gosvamis, como Srila Rupa Gosvami, que é Sri Rupa Manjari, pôde fazê-lo. Quão gloriosa é Radha. “Jaya Jaya Madhava Dayite – Sri Krsna é controlado por Srimati Radhika.”

“Gokula taruni mandala mahite – Muitas gopis vivem em Gokula. Elas são extremamente belas e Candravali é especialmente bela, mas ninguém é como Radhika. Taruni mandala mahite – neste mundo ninguém é tão querida e íntima de Krsna como Radhika.”

“Damodara rati vardhana-vese – Damodara é controlado por Sua mãe, mas neste contexto este mesmo Damodara é agora controlado por Radhika. Vardana vese – para aumentar o amor e a afeição de Sri Krsna, Ela aparece em várias belas formas.”

“Hari-niskuta vrndavipinese” – Hari significa Krsna, aquele que rouba o coração de todos especialmente o coração das gopis. Seu jardim é Vrndavana, onde o Yamuna está fluindo, pavões estão dançando e cucos estão cantando. Em toda parte há flores beli, cameli e kadamba. Todos os estímulos estão aqui. Lá, Krsna não é Vrndavanesvara (e Senhor e controlador de Vrndavana). Uma vez que Vrnda deu Vrndavana para Srimati Radhika – Ela é Vrndavanesvari. Especialmente, Sri Krsna não é Rasesvara (o Senhor e controlador da rasa-lila), mas sim Radhika é Rasesvari. O Senhor Krsna é um dos participantes, mas Radhika é o todo completo.

“Jaya Jaya – Oh Devi, seja gloriosa. Espalhe uma partícula de Sua misericórdia sobre mim.”

vrsabhanudadhi-nava-sasi-lekhe
lalita-sakhi! guna ramita-visakhe! (verse 3)

“Você é como a lua que surgiu do oceano de amor de Vrsabhanu Maharaja. [De acordo com o Srimad-bhagavatam, a lua nasceu do bater o oceano.]

“Lalita sakhi guna-ramita-visakhe – Você é a sakhi de Lalita.” De que forma?

dhurte vrajendra-tanaye tanu susthu-vamyam
ma daksina bhava kalankini laghavaya
radhe giram srnu hitam iti siksayantim
devim gunaih sulalitam lalitam namami

[“Ofereço pranama a Sri Lalita-devi, o encantador reservatório do tesouro de todas as boas qualidades, que instrui Srimati Radhika da seguinte forma: ‘Ó Kalankini (moça incasta)! Radhe! ouça as minhas boas instruções que são favoráveis a Você! Vrajendra-nandana é muito ardiloso (dhurta). Não demonstre Seu humor de submissão gentil (daksina bhava) para Ele; ao invés disso, em todas as circunstâncias seja contrária.’” (Sri Lalitastakam, verso 4)]

Srimati Lalita-devi é muito próxima e querida de Srimati Radhika ao ponto de algumas vezes controlar Radhika. “Dhurte vrajendra – Lalita diz: ‘Vrajendra-nandana (Sri Krsna, o filho de Nanda Maharaja) é um enganador de alta classe. Ele é negro por dentro e por fora. Ele é negro por toda parte, portanto, não seja submissa a Ele. Sempre aja de uma forma para controlá-lO. Não abandone Seu maan (ira transcendental).’” Radhika quer abandonar Seu maan, mas Lalita Lhe diz para não fazer isso. “Radhe giram srnu hitam iti siksayantim” – Lalita é a Guru de Radhika, então Ela pode conceder a qualquer um este dasya-prema de Radhika.

yam kam api vraja-kule vrsabhanu-jayah
preksya sva-paksa-padavim anuruddhyamanam
sadyas tad-isa-ghadanena krtarthayantim
devim gunaih sulalitam lalitam namami

[“Ofereço pranama a supremamente encantadora Sri Lalita-devi, o depósito de tesouros de todas as boas qualidades. Ao ver qualquer jovem mocinha em qualquer lugar de Vraja e vendo que ela está inclinada a ser uma priya-sakhi de Srimati Radhika, Lalita imediatamente diz a Radha que ela deve aceitar tal pessoa em Seu próprio grupo (sva-paksa). Radha obedece Lalita, que então satisfaz o desejo de tal mocinha.” (Sri Lalitastakam, verso 7)]

Visakha nasceu no mesmo dia que Radhika nasceu, então a beleza dela assim como suas outras qualidades são similares aquelas de Radhika. Sua voz é tão doce até mesmo mais do que a de Sri Krsna. Todas suas qualidades são como aquelas de Radhika. Oro para que me Ela torne sua discípula e me treine no serviço a Radhika e Krsna.

karunam kuru mayi karuna-bharite!
sanaka-sanatana-varnita-carite

Neste verso Srila Rupa Gosvami diz que mesmo aqueles que são brahmavadis de primeira classe, como Sukadeva Gosvami (quando ele primeiro apareceu neste mundo) e os Quatro Kumaras (que têm 5 anos de idade para sempre e que estão sempre nus, os filhos do Senhor Brahma) estão glorificando Srimati Radhika. Nisanta-lila (os passatempos do final da noite de Radha e Krsna) e outros passatempos da asta-kaliya-lila (os passatempos de Radha e Krsna durante as 24horas do dia) foram contados para os Quantro Kumaras pelo Senhor Siva, e então eles escreveram sobre estes tópicos no Brhat-vamana Purana. Então Srila Rupa Gosvami está glorificando Sanaka, Sananda, Sanat e Sanatana Kumara.

Neste contexto, Sanatana significa o Sanatana dos Quatro Kumaras. Mas Srila Sanatana Gosvami também glorificou Srimati Radhika, especialmente no Brhad-bhagavatamrta e em seu comentário Vaisnava Tosani ao Srimad-Bhagavatam.

Agora nós estamos glorificando Radhika, de tal forma que este Festival da Holanda possas e tornar bem-sucedido. Sei que mais de 1.000 devotos vieram para cá de várias partes da Europa, Austrália, Inglaterra, Rússia e vários outros países. Podem ocorrer alguns problemas. Ninguém pode satisfazer a todos e especialmente não é possível satisfazer uma criança. Assim se surgir qualquer problema com a hospedagem, prasadam o relativo a qualquer outra coisa – isso pode acontecer – por favor, tolerem.

Todos vieram para hari-katha e nós daremos hari-katha. Falaremos o mesmo hari-katha que Srila Bhaktivdenta Swami Maharaja, seu Prabhupada, deixou para mim. Ele me disse: “Você deve dar isto.”

Tente beber o néctar do hari-katha com seus ouvidos em forma de cálices. Srila Sukadeva Gosvami falou sobre este tema, mas não abertamente como estou falando. Sukadeva Gosvami nunca disse abertamente o nome de Radhika no Srimad-Bhagavatam, também não revelou os nomes de Candravali, Lalita ou Visakha. Mas Srila Bhaktivinoda Thakura revelou isto e, seguindo o seu parampara, também estou contando para vocês muitos nomes secretos e passatempos doces. Tentem aceitar isto dentro de seus corações e preguem nossa missão por todo o mundo. Não sejam fracos. “Radhe Jaya Jaya Madhava Dayite.”

*[1] – puxar as próprias orelhas com ambas as mãos indica que alguém admite uma ofensa e implora por perdão]

*[2] – Jayadeva Gosvami hesitou escrever o verso inteiro, porque ele tinha um traço de humor de opulência em relação a Sri Krsna. Então, enquanto ele estava fora, o próprio Krsna na forma de Jayadeva, foi a sua casa e escreveu o resto do verso no caderno do devoto.


Conselheiros Editoriais: Pujyapada Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição e digitação: Vasanti dasi
Editora: Syamarani dasi

Tradução para o Português: Basanti dasi

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